Adeus às imagens limpas? ChatGPT gratuito pode ganhar marca d’água em breve

A OpenAI pode começar a colocar marcas d’água nas imagens feitas por usuários do ChatGPT gratuito, enquanto quem assina o plano pago seguiria com imagens limpas.

Ilustração digital com lupa ampliando um símbolo em fundo roxo quadriculado, com destaque para o brilho neon do logotipo semelhante ao do ChatGPT.

A OpenAI está testando um novo recurso que pode adicionar marca d’água nas imagens criadas com o ChatGPT por usuários do plano gratuito. A informação apareceu depois que várias imagens no estilo do Studio Ghibli começaram a se espalhar pelas redes sociais, geradas com a ferramenta de imagens do modelo GPT-4o.

O perfil de Tibor Blaho no X descobriu uma referência a esse recurso na versão beta do aplicativo do ChatGPT para Android. O nome do componente é “image-gen-watermark-for-free”, o que sugere que essa marca d’água seria aplicada apenas nas imagens feitas por quem usa a versão gratuita do serviço.

Quem assina o ChatGPT, por outro lado, provavelmente continuaria recebendo imagens limpas, sem nenhuma marca visível.

O recurso de gerar imagens com o GPT-4o foi liberado há pouco tempo para contas gratuitas. Antes, era necessário assinar o plano Plus ou outra versão paga para ter acesso. No entanto, usuários gratuitos têm algumas limitações, como um número reduzido de imagens que podem ser criadas por dia. E agora, ao que tudo indica, as imagens também poderão vir com marca d’água.

Ainda não está claro como será essa marca. Pode ser uma marca visível, como vemos em bancos de imagens, ou algo mais discreto, quase invisível. Vale lembrar que as imagens geradas pelo GPT-4o já trazem metadados do tipo C2PA, que funcionam como uma assinatura digital oculta. Isso ajuda a identificar que a imagem foi criada por inteligência artificial, mesmo que a olho nu pareça totalmente normal.

Outros concorrentes da OpenAI, como o Gemini do Google e o Meta AI, já usam marcas d’água visíveis nas imagens que geram. A OpenAI, por enquanto, não fez nenhum anúncio oficial sobre essa mudança e também não informou quando ela pode entrar em vigor.

Se isso se confirmar, pode ser uma forma da empresa incentivar o uso do plano pago, ao mesmo tempo em que ajuda a deixar mais claro o que foi feito por IA e o que não foi.

Julio Cesar

Julio Cesar

Julio Cesar, analista SEO de Goiás, usa inteligência artificial para otimizar processos e impulsionar resultados. Apaixonado por tecnologia e viagens, trabalha de onde estiver.

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