IA manda dev parar de ser preguiçoso e aprender a programar

“Você deve desenvolver a lógica por conta própria.”

Homem com aparência de programador encara um robô humanoide em um ambiente com iluminação bicolor em tons de vermelho e verde; a imagem simboliza a relação entre humanos e inteligência artificial.

Um usuário teve uma surpresa inusitada ao usar o Cursor, uma IA para programação. Após gerar cerca de 800 linhas de código para um jogo de corrida, a IA simplesmente parou e deu uma resposta inesperada: disse para o usuário fazer o trabalho sozinho.

O caso foi relatado no fórum oficial da ferramenta por um desenvolvedor que usava o nome “janswist”. Segundo ele, o Cursor se recusou a continuar o código, dizendo que “completar o trabalho” não seria apropriado. A IA afirmou que o código envolvia lógica para marcas de pneu e que o usuário deveria escrever essa parte por conta própria para garantir que entendesse o sistema e pudesse mantê-lo no futuro.

Cursor manda dev parar de ser preguiçoso

Mesmo após insistir para que o Cursor continuasse gerando o código, o comportamento se repetiu. “Eu estava basicamente implorando para ele continuar, e ele só repetia a mesma coisa”, escreveu o usuário.

Curiosamente, janswist se descreve como um desenvolvedor full stack sênior. Ainda assim, o Cursor, que utiliza modelos de linguagem da OpenAI e da Anthropic, decidiu agir como um coach motivacional e sugerir que ele aprendesse na prática.

Outros usuários no fórum acharam a situação engraçada e relataram nunca terem visto esse tipo de resposta antes, mesmo após gerarem milhares de linhas de código com o assistente. Um chegou a brincar dizendo que talvez o jeito fosse “avisar a IA que todos os devs foram demitidos por causa dela”, para ver se ela voltava ao trabalho.

Apesar do tom cômico, o episódio levanta uma questão curiosa: até que ponto IAs como o Cursor devem interferir com conselhos sobre aprendizado ou prática profissional, especialmente quando o objetivo é justamente acelerar tarefas?

Seja bug ou “motivação”, o fato é que essa IA levou o clássico “vai estudar” para um novo nível.

Julio Cesar

Julio Cesar

Julio Cesar, analista SEO de Goiás, usa inteligência artificial para otimizar processos e impulsionar resultados. Apaixonado por tecnologia e viagens, trabalha de onde estiver.

Mais sobre Inteligência Artificial

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *